Tratamentos ortopédicos

Ortopedia e Traumatologia

Artroscopia de Ombro

A Artroscopia de Ombro é indicada para uma série de casos onde o paciente apresenta lesão anatômica de uma estrutura do ombro e que por esse motivo não tem melhora com a fisioterapia ou com medicação.

Seguem abaixo algumas das principais doenças que necessitam de cirurgia do ombro para melhora da dor dos pacientes:

Lesão do Manguito Rotador ou Lesão de Manguito é a lesão de um ou mais tendões da região do manguito, uma espécie de capuz de proteção para a cabeça de um dos ossos do ombro, o úmero.

A Lesão do Manguito Rotador é uma das causas mais frequentes de dor no ombro e acontece quando essa estrutura é afetada, os tendões podem, assim como em outras partes do corpo, sofrer uma inflamação e se romperem completa ou parcialmente e ela pode ocorrer principalmente pelo desgaste contínuo.

Síndrome do Impacto também compõe a lista de causas da Lesão do Manguito Rotador por desencadear situações favoráveis à inflamação dos tendões. Essa síndrome pode ter também como consequência a Bursite no Ombro, em conjunto ou não com a Lesão do Manguito Rotador.

Instabilidade Glenoumeral ou luxação recidivante é uma lesão que ocorre no ombro em tecidos como o lábio da glenóide ou nos ligamentos do ombro.

Ela ocorre caso o indivíduo já tenha sofrido uma luxação no ombro que tenha causado uma lesão no lábio ou ligamentos. Se por acaso a lesão não cicatrizar por completo (o que ocorre na maioria dos casos) em uma posição normal para que não tenham novos deslocamentos, pode haver mais uma luxação, gerando a chamada Instabilidade Glenoumeral.

Se acontecerem novas luxações, os ligamentos podem se alongar por demasiado e os traumas podem progredir para o osso, fato que pode facilitar a ocorrência de novas luxações e nesses casos a artroscopia se faz necessária.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre a Artroscopia de Ombro: