Tratamentos ortopédicos

Ortopedia e Traumatologia

Infiltração no Joelho

A Infiltração no Joelho ou Viscossuplementação Articular é um tipo de tratamento da cartilagem sem cirurgia. Existem 2 tipos principais de infiltração: com ácido Hialurônico e com corticoesteroides.

Infiltração no joelho - Dr Alexandre Stivanin

A infiltração com ácido Hialurônico é uma excelente opção para casos de problemas de cartilagens, por ter poucas contra-indicações com ação predominantemente local, evita ou diminui o uso de anti-inflamatórios e cortisonas. Temos grande indicação em casos de condromalácea patelar e casos de artrose com diminuição do espaço articulares dos joelhos. Ela se constitui de uma solução viscoelástica de ácido hialurônico com a finalidade de diminuir o atrito entre as superficies desgastadas, lubrificação e diminuição da atividade inflamatória dos articulações.

Como resultado temos diminuição da taxa de progressão da doença e melhora substancial do quadro de dor. Esse procedimento associado ao tratamento conservador como fisioterapia e reequilibrio muscular pode trazer um excelente resultado aos pacientes.

O tratamento de Infiltração no Joelho pode ser usado nas articulações comprometidas sem afastamento do trabalho durante o tratamento, sendo realizado no consutório de 3 – 5 sessões semanais ou atualmente em dose única dependendo do produto e da gravidade do caso, pode ser realizado periodicamente de intervalos de 6 meses ou anuais dependendo dos sintomas.